quarta-feira, 8 de junho de 2016

Alunos do CETAR participam da primeira fase da OBMEP 2016


Nesta terça-feira (07), os alunos do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2016.
Alunos das três séries do Ensino Médio Regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fizeram as provas nos três turnos de funcionamento da escola.
Serão classificados 43 (5%) alunos para a segunda fase da OBMEP, que acontecerá no dia 10 de setembro (sábado).
Na próxima sexta-feira (10) será divulgada a relação com os 43 alunos que participarão da segunda fase.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Posse dos eleitos para o Colegiado do CETAR acontecerá no próximo dia 18

Os membros eleitos para o Colegiado Escolar "Teresinha Alves Rocha" no último dia 26 de abril, tomarão posse no próximo dia 18 de maio.
Os representantes dos segmentos de alunos, professores, pais e demais servidores que foram eleitos para o biênio 2016-2018, tomarão posse na próxima quarta-feira (18.05.2016) às 15:30 horas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 03/2016


Ficam convocados todos os candidatos eleitos e seus respectivos suplentes da última eleição do Colegiado Escolar – 2016 nos vários segmentos, para participar da CERIMÔNIA DE POSSE, a realizar-se na próxima quarta-feira dia 18 de maio de 2016, às 15h30min horas, no auditório do referido Centro de Ensino, localizado à Rua do Comércio - Centro nesta cidade, para deliberarem sobre a seguinte:


ORDEM DO DIA

1- Assinatura do Termos de posse dos eleitos para os segmentos do Colegiado Escolar – 2016.





Cícero José Ferraz Martins
Gestor Geral



Nova Olinda do Maranhão, 11 de maio de 2016.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Eleitos os novos membros do Colegiado Escolar do CETAR

Nesta terça-feira (26), foi realizada a eleição para a escolha dos novos membros do Colegiado Escolar do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR) para o biênio de 2016-2018.
A comunidade foi mobilizada para a participação no processo democrático. Houve grande participação de todos os segmentos e durante todo dia ocorreram as votações.
A direção do CETAR agradece a todos os candidatos, mesários, professores e demais servidores que contribuíram para o processo democrático.

Resumo dos Resultados (clique na imagem para ampliar)





terça-feira, 26 de abril de 2016

Votação para o Colegiado Escolar segue até as 20:00 horas

Nesta terça-feira (26), estão ocorrendo em todas as Unidades Regionais de Educação e nas escolas que iniciaram o ano letivo em fevereiro as eleições para a escolha dos novos membros do Colegiado Escolar nos segmentos de pais, professores, alunos e demais servidores.
Na cidade de Nova Olinda do Maranhão, a comunidade do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), faz hoje (26) a escolha dos novos membros do Colegiado Escolar para o biênio 2016-2018.
No segmento de alunos, concorrem dez (10) chapas, no segmento de pais  três(03) chapas, no segmento de professores (02) duas chapas e no segmento dos demais servidores será chapa única.
A votação será encerrada às 20:00 horas, e logo após ocorrerá a apuração.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Escolha dos novos membros do Colegiado Escolar do CETAR acontece amanhã

Nesta terça-feira (26) todas os Centros de Ensino da Rede Estadual de Educação escolherão os novos membros do Colegiado Escolar (2016 -2018), através de eleição direta.
No Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), concorrerão dez (10) chapas no segmento de alunos, três chapas (03) no segmento de pais, duas chapas (02) no segmento de professores e chapa única no segmento dos demais servidores.
A votação será realizada das 08:00 às 19:00 horas. Logo após o encerramento da votação será iniciada a apuração.

Relação de Candidatos (as)

Segmento de alunos

Chapa 01
Mércya Carolyne
Gabryelle Pereira

Chapa 02
Maclen Vinicius
Marielson

Chapa 03
Anna Nathalia
Luis

Chapa 04
Mayanne
Gleydson

Chapa 05
Raimundo Martins
Willian Santos

Chapa 06
Denpys 
João Paulo

Chapa 07
Antonio Leilson
João Marcos

Chapa 08
Ricardo Lima
Elaine Nan

Chapa 09
Lucas Monteles
Antonio Fernandes

Chapa 10
Jhonatan Cardoso
Wesley Pires


Segmento de Pais ou Responsáveis

Chapa 01
Aldiene Andrade
Francismar

Chapa 02
Raimunda Cleide
José Reis

Chapa 03
Edson Paiva
Edilene Sousa


Segmento de professores

Chapa 01
Jonas Sousa
Antonio Mesquita

Chapa 02
Edilene Castro
José Ribamar Fernandes

Demais Servidores

Chapa Única
Antonio Raimundo
José Airton

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Eleições para o Colegiado Escolar acontecem no próximo dia 26

As escolas do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão realizarão no dia 26 deste mês a eleição dos membros do Colegiado Escolar para o biênio 2016/2018. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o processo eleitoral já começou com a realização de assembleias gerais em 575 centros de ensino em todo o estado.

O Colegiado Escolar é um órgão constituído de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino.

“A participação do cidadão na escola é fundamental para garantia de uma gestão escolar democrática, que vem sendo trabalhada pelo governador Flávio Dino desde os primeiros meses de governo com a eleição para gestores da rede estadual. Portanto, a Seduc conclama toda a comunidade escolar para participar ativamente neste novo modo de gerenciamento das nossas unidades de ensino”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O Colegiado decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Etapas
 
O processo de escolha dos membros do Colegiado Escolar segue as seguintes etapas: mobilização; realização de Assembleia Geral; homologação das candidaturas; campanha eleitoral; realização das eleições; e posse e diplomação dos eleitos.

De acordo com a Supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sheyla Albuquerque, as contribuições do colegiado para a escola vão desde as relações de poder, à participação na gestão dos recursos. “O colegiado possibilita que as relações de poder se descentralizem e se ampliem; há corresponsabilidade nas decisões, e, consequentemente, nos resultados obtidos e presença mais efetiva da comunidade na gestão dos recursos destinados à escola”, apontou.

Fonte: SEDUC-MA

Estudantes já podem fazer o cadastro no "Hora do ENEM"


Você que é estudante do 3º ano do Ensino Médio vai poder participar de quatro simulados on-line por meio da Plataforma de Estudo do Hora do Enem. O primeiro já tem data marcada. Vai acontecer logo mais, no dia 30 de abril.
Para se inscrever na plataforma de estudos Hora do ENEM clique aqui e faça o seu cadastro.
As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, você poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que você quer entrar. A gente faz esse cálculo com base nas notas dos alunos aprovados no ano passado.
Você tem a opção de fazer o simulado da sua casa, escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Universidades e Institutos Federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.

MARQUE NA AGENDA

1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

3º Simulado: 13 de agosto
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

COMO ME INSCREVO?

Todos alunos inscritos na Plataforma de Estudos Hora do Enem já estão automaticamente inscritos para os Simulados. 
Para se inscrever na Plataforma, basta clicar aqui e seguir os passos indicados.

SAIBA MAIS

Como vai funcionar o dia do simulado?

Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de abril o 1º Simulado será liberado e você deverá iniciar o seu simulado até às 23:59 do mesmo dia.

Não tenho acesso à internet para fazer o simulado, onde posso fazer?

Se você não tiver acesso à internet e está matriculado no último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública, poderá escolher um local de prova para realizar o simulado. Você deverá ter um CPF válido cadastrado na plataforma de estudos. 
A escolha desse local se dará entre os dias 11 a 15 de abril, por meio de um link na seção Simulados da Plataforma da Estudos Hora do ENEM.
Atenção, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Quanto tempo terei para realizar o simulado?

Você terá uma média de 3 minutos por questão - o mesmo tempo da prova oficial do Enem.
Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. O 1º e 2º Simulado, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no último simulado), você terá um tempo de 2h 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como o exame do Enem - 9h de prova.
Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso você não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.

Preciso ter um tipo específico de celular ou uma conexão rápida para fazer o simulado?

Já é possível ter uma boa experiência a partir de uma conexão 2G, 250 kbps. A plataforma também conta com aplicativo nativo para Android.

Quando as notas do simulado estarão disponíveis?

Assim que o estudante encerra o simulado, ele receberá automaticamente a nota TRI e a comparação dessa nota com a do curso e instituição de ensino escolhidos.


Fonte: TV Escola

sábado, 9 de abril de 2016

Pré-Inscrições abertas na Plataforma Freire

O Ministério da Educação (MEC), visando a valorização dos professores e o cumprimento da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o alcance de uma Educação de qualidade, lançou em 28 de março de 2016, a Rede Universidade do Professor.

           A Rede Universidade do Professor é um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam. Para tanto, esses professores poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior; b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; e c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

           As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior.

           Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do PARFOR presencial (cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino), e do Sistema UAB.

            A partir de 5 de abril, o professor efetivo da rede pública da Educação Básica poderá realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire, no curso adequado à sua formação, optando pela modalidade que deseja cursar. Sua pré-inscrição é importante para o planejamento da oferta de cursos e vagas.

CALENDÁRIO

-Pré-inscrições: (05.04 a 05.05.2016)
-Validação das inscrições pelas SEDUCs (06.05 a 06.06.2016)
-Resultado: Até 30.06.2016
-Inicio dos cursos: Segundo semestre de 2016

Pré-Inscrições no link abaixo

 

Atenção! Edital para reformulação da Caixa Escolar Teresinha Alves Rocha



ESTADO DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO TERESINHA ALVES ROCHA

NOVA OLINDA DO MARANHÃO – MARANHÃO







EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 01/2016





Ficam convocados os pais e responsáveis de alunos do Centro de Ensino “Teresinha Alves Rocha” para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se na próxima quinta-feira dia 14 de abril de 2016, às 15h30min horas, no auditório do referido Centro de Ensino, localizado à Rua do Comércio - Centro nesta cidade, para deliberarem sobre a seguinte:





ORDEM DO DIA



1- Renovação da Diretoria da Caixa Escolar.






Cícero José Ferraz Martins

Gestor Geral



Nova Olinda do Maranhão, 06 de abril de 2016.




ESTADO DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO TERESINHA ALVES ROCHA

NOVA OLINDA DO MARANHÃO – MARANHÃO







EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 02/2016





Ficam convocados todos os professores do Centro de Ensino “Teresinha Alves Rocha” para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se na próxima quinta-feira dia 14 de abril de 2016, às 09h30min horas, no auditório do referido Centro de Ensino, localizado à Rua do Comércio - Centro nesta cidade, para deliberarem sobre a seguinte:





ORDEM DO DIA



1- Renovação da Diretoria da Caixa Escolar. (Escolha de Tesoureiro e Secretário).







Cícero José Ferraz Martins

Gestor Geral









Nova Olinda do Maranhão, 06 de abril de 2016.

Ministério da Educação lança "O Hora do ENEM"


Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.
Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil.
Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O Enem

A educação transforma, abre caminhos, muda o mundo. É fácil perceber a lógica por trás dessa frase, não é? O conhecimento vai te levar longe, mas até chegar lá, você tem um baita trabalho pela frente. Muito estudo, muito do que se informar e muitas escolhas a fazer.
Ter em mãos o diploma universitário vai ser uma conquista e tanto e você pode dar o primeiro passo nessa direção, ao mandar bem na prova do Enem. A nota do exame é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas, ao substituir ou complementar o vestibular.
Ao participar do exame, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas oferecidas por instituições públicas. Pode também se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento de cursos superiores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas calma aí, futuro calouro! Antes de ver o seu nome na lista de aprovados, precisamos nos concentrar nos estudos. Pode contar com a gente: nós do Hora do Enem vamos te acompanhar nessa jornada.

 Vamos ao assunto

 Olha só o que preparamos para você:

Fonte: www.tvescola.mec.gov.br

quinta-feira, 10 de março de 2016

SEDUC divulga calendário das eleições para Colegiado Escolar

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-MA), divulgou o calendário para a reformulação dos colegiados escolares em todo rede estadual.
As escolas já receberam as informações sobre o período de mobilização das comunidades escolares. escolha de candidatos dos segmentos de professores, pais ou responsáveis, demais servidores e alunos.
A eleição para a escolha dos novos membros vão acontecer no próximo dia 13 de abril em todo o estado do Maranhão.
A função do Colegiado Escolar é muito importante na gestão democrática e participativa das escolas estaduais.
O centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR) fará a divulgação das datas para as reuniões gerais para a escolha dos candidatos dos segmentos que compõem o Colegiado Escolar deste centro de ensino.

terça-feira, 1 de março de 2016

Alunos do CETAR já estão inscritos na OBMEP 2016

A direção do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR) realizou na manhã desta terça-feira (01) a inscrição de 859 alunos no Nivel III (Ensino Médio) da edição de 2016 da


CETAR e Secretaria Municipal de Saúde promovem ação de combate ao aedes aegypti

O Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha e Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda do Maranhão, realizaram durante todo o dia desta terça-feira (01), palestras de conscietização e de formação dos alunos do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o combate ao aedes aegypti nas residências e demais locais.

A ação desta terça-feira (01) foi de caráter formativo e informativo aos alunos e professores. Os membros da Secretaria Municipal de Saúde, Mirtes Silva, coordenadora de equipes, o enfermeiro Jackson Pinheiro e a secretária de saúde Doutora Claudia Barros, promoveram nos três turnos de funcionamento da escola as palestras com os alunos,  e ainda responderam várias perguntas feitas pelos ouvintes.

O encontro com os alunos faz parte de um projeto desenvolvido pela SEDUC -MA e a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, Unidades Regionais de Educação (URE), escolas e as secretarias municipais de saúde.

A ação desta terça-feira (01), fortaleceu a necessidade de todos os cidadãos contribuirem no combate aos focos do aedes aegypti. A ação faz parte do pacto desenvolvido na esfera federal.

Nesta quarta-feira (02), o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde continuará em parceria com os alunos, professores e agentes de saúde e demais profissionais ligados à secretaria. A ação será de visitas in loco, com equipes que levarão informações aos moradores de várias ruas e também na localização de possiveis focos do mosquito aedes aegypti.

O trabalho ocorrerá nos dois períodos, iniciando às 07:40 horas, com concentração e formação de equipes no pátio do Rodocenter.

"É importante essa parcela de ajuda dos estudantes no trabalho de divulgação dessas informações, especialmente os alunos do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), que buscaram nossa parceria", afirmou a secretária de saúde.

Escolas públicas do Maranhão divulgam lista de professores nas Unidades Regionais de Educação

O governador Flávio Dino assinou o Decreto, de nº 31.358, determinando que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio dos gestores escolares, coloquem em pontos visíveis e acessíveis, das unidades escolares, uma relação constando informações do quadro de profissionais da instituição, contendo carga horária específica. A medida passou a valer em fevereiro nas escolas e na internet, a partir do dia 1º de março.

Com base no artigo 5º, do decreto, desde o dia 1º de fevereiro de 2016, todos os gestores escolares deveriam estar atentos a nova norma legal, na qual rege que as placas devem ser fixadas em local visível na entrada de cada escola. O texto do decreto exige que as informações como o número de professores lotados na escola, a relação nominal dos professores da escola, a disciplina atribuída a cada professor com respectivo número de horas semanais esteja inserida na placa.

A partir de 1º de março de 2016, as informações com os dados dos profissionais devem estar publicadas no site da Secretaria, com fácil acesso. Fica vedada e nula qualquer autorização dada por gestores escolares para que professor permaneça fora da sala de aula, salvo autorização excepcional, temporária e motivada expedida pelo secretário de Estado de Educação.

Para a secretária Áurea Prazeres, a medida é fundamental para fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas com transparência. “Começamos o ano letivo com a certeza do nosso compromisso com a melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. O decreto do governador Flávio fortalece o projeto de uma escola democrática, produtiva e de qualidade. Conclamamos os gestores e gestoras, professores e servidores de cada escola, em todo o Maranhão, para que juntos possamos melhorar a qualidade da educação,” enfatizou a secretária.

O diretor de educação da regional de Barra do Corda, Cláudio Rocha, ressalta a importância da divulgação, tornando sempre transparente as ações desenvolvidas no âmbito da administração pública. “A Unidade Regional de Barra do Corda já está alinhada com essa novidade. Finalmente, o artigo 37 da Constituição da República Federativa Brasileira está sendo obedecido pelos gestores escolares. A publicidade dos atos administrativos é ferramenta para combatermos o patriarcalismo vicioso que vigorava até a pouco tempo no Maranhão”, celebrou Rocha.

Fonte: Secap
Texto: Dyego Rodrigues

Presidente do Inep pede demissão

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, pediu demissão do cargo. O professor entregou o pedido de demissão ontem (29) ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Por meio de nota, o Inep informou que o nome do substituto de Soares só será definido nos próximos dias.
No documento entregue ao ministro, Soares justifica o pedido por “motivos pessoais”. O Inep é responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a realização de exames de acesso ao ensino superior, o órgão tem, também entre suas atribuições, a de coordenar o processo de avaliação dos cursos de graduação.

Agência Brasil

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Rede estadual de ensino intensifica ações de combate ao Aedes aegypyt

Em todo o Maranhão, as escolas do Sistema Estadual de Ensino estão mobilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na sexta-feira (26), a comunidade escolar do Centro de Ensino (CE) Dorilene Silva Castro, no Coroadinho, participou de mobilização contra o Aedes aegypti.
A abertura do evento foi acompanhada por pais, professores e também representantes do Governo do Estado, como a secretária de Educação, Áurea Prazeres, e os secretários adjuntos Odair José (Projetos Especiais) e Fábio Rondon (Gestão das Unidades Regionais de Educação).

As ações nas escolas contra o Aedes aegypti são coordenadas pela Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais. “Nós precisamos envolver os nossos estudantes nessa temática que tem mexido com a vida do Brasil e do mundo. Quando nós envolvemos adolescentes e jovens falando para um público que tem a mesma idade e fala a mesma linguagem que eles, essa informação se torna mais eficaz e chega mais rápido. A Seduc sabe da importância de somarmos esforços nessa batalha que é de todos”, enfatizou professor Odair José.

CETAR - Nova Olinda do Maranhão

Nesta terca-feira (01), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde farão visita aos alunos do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), com o objetivo de transmitir todas as informações sobre a Dengue, Zika Vírus e as demais doenças que estão associadas ao mosquito transmissor.
Segundo o enfermeiro Jackson Pinheiro, os alunos de posse das informações serão multiplicadores em seus lares e na vizinhança. "Neste momento temos que trabalhar com todos os parceiros, é um problema que atinge a todo nós", enfatizou Jackson Pinheiro.
Vamos desenvolver juntos com a comunidade Teresinha Alves Rocha ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor.

Fonte: www.educacao.ma.gov.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

56,7% dos jovens brasileiros terminam o ensino médio na idade adequada

Pouco mais da metade dos jovens brasileiros conclui o ensino médio na idade certa, de acordo com levantamento do Movimento Todos Pela Educação (TPE) divulgado na última quarta-feira. Usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014, o último disponível, o estudo revela que 56,7% dos alunos com até 19 anos estão formados no ensino médio. Em relação a 2013, o avanço foi de 2,4 pontos porcentuais. Contudo, pelas metas do Movimento, seria preciso que a porcentagem alcançada fosse de 69% - só assim seria possível cumprir a o objetivo de ter 90% dos estudantes até os 19 anos com o ensino médio completo.
O levantamento mostra que a tendência é de melhora no indicador. Nos últimos dez anos, o Brasil avançou 15,4 pontos na taxa. Em números absolutos, o aumento de estudantes que concluíram o ensino médio em 2013 e 2014 passou de 1.442.101 jovens para 1.951.586.

Desafio - Com o levantamento, divulgado anualmente, o objetivo do Movimento Todos pela Educação é monitorar a meta 4, desenhada por especialistas em educação: todo aluno com o ensino médio concluído até os 19 anos. Os resultados demonstram que o país terá dificuldades para universalizar o ensino na idade certa. No ensino fundamental, 73,7% de alunos até os 16 anos concluíram essa fase escolar.
Em relação ao ensino médio, todos os estados brasileiros tiveram melhora. Os maiores avanços em relação a 2013 foram registrados na região Norte (19,2 pontos porcentuais) e na região Nordeste (22,4 pontso porcentuais).
"Embora os dados disponíveis mostrem a realidade apenas até 2014, é importante alertar que o desafio é grande, uma vez que não é pequena a parcela de jovens de 16 anos que estavam então fora da escola sem ter concluído o ensino fundamental", afirmou o TCE em comunicado.

Desigualdades - Se considerados os resultados do levantamento em relação a renda ou região ainda é possível notar desproporções nos indicadores. Comparando a região Norte, historicamente a menor taxa de conclusão (40,4%), com a Sudeste, mais elevada (64,4%), a diferença é de 24 pontos porcentuais.
Observando o recorte de renda, a desigualdade entre os 25% mais ricos e mais pobres da população é de 48,1 pontos porcentuais. Em dez anos, a diferença caiu 14,3 pontos porcentuais, em especial na região Centro-Oeste. Porém, a redução está relacionada com a estagnação do índice na parte mais rica dos habitantes.

Fonte: www.veja.com/educacao