As escolas do Sistema Estadual de Ensino
do Maranhão realizarão no dia 26 deste mês a eleição dos membros do
Colegiado Escolar para o biênio 2016/2018. Coordenado pela Secretaria de
Estado da Educação (Seduc), o processo eleitoral já começou com a
realização de assembleias gerais em 575 centros de ensino em todo o
estado.
O Colegiado Escolar é um órgão
constituído de representantes dos diversos segmentos da comunidade
escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando
a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo,
político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora
diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar
em busca da melhoria da qualidade do ensino.
“A participação do cidadão na escola é
fundamental para garantia de uma gestão escolar democrática, que vem
sendo trabalhada pelo governador Flávio Dino desde os primeiros meses de
governo com a eleição para gestores da rede estadual. Portanto, a Seduc
conclama toda a comunidade escolar para participar ativamente neste
novo modo de gerenciamento das nossas unidades de ensino”, destacou o
secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O Colegiado decide e/ou opina sobre
aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas;
delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e
procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar,
respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados
pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.
Etapas
O processo de escolha dos membros do Colegiado Escolar segue as seguintes etapas: mobilização; realização de Assembleia Geral; homologação das candidaturas; campanha eleitoral; realização das eleições; e posse e diplomação dos eleitos.
De acordo com a Supervisora de Gestão
Escolar da Seduc, Sheyla Albuquerque, as contribuições do colegiado para
a escola vão desde as relações de poder, à participação na gestão dos
recursos. “O colegiado possibilita que as relações de poder se
descentralizem e se ampliem; há corresponsabilidade nas decisões, e,
consequentemente, nos resultados obtidos e presença mais efetiva da
comunidade na gestão dos recursos destinados à escola”, apontou.
Fonte: SEDUC-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário