Com o propósito de oferecer aos estudantes do ensino médio da rede pública um instrumento eficiente, que auxilia em um melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio Enem (Enem), a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) lança, nesta quarta-feira (6), às 14h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o Projeto Geekie Games 2014.
O Geekie Games é plataforma adaptativa de estudo, aberta, online e gratuita, criada para que estudantes do ensino médio da rede pública desenvolvam aprendizagens contempladas na Matriz de Referência do Enem.
A plataforma também emprega em seus resultados a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Enem para avaliação de desempenho, a partir da Matriz de Referência do exame que permite que seu resultado seja comparado ao mesmo.
Já a professores e aos gestores, a plataforma possibilita avaliar o desempenho da escola, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa das atividades realizadas no sistema pelos alunos. Os docentes poderão postar aulas, questões de provas com conteúdo próprio em texto, imagem e vídeos, agendar, distribuir conteúdos e compartilhar todas essas informações em sua rede de ensino.
“Além de beneficiar diretamente os estudantes, a implantação e implementação do projeto vai possibilitar que todos os professores e gestores da rede pública possam ajudar ainda mais seus alunos na preparação para o Enem em 2014”, explicou Vera Lucia Gonçalves Pires, supervisora de avaliação educacional da Seduc.
Durante o evento, os responsáveis pelo desenvolvimento dessa plataforma virtual apresentarão a metodologia utilizada no Projeto Geekie Games a representantes de 98 escolas de Ensino Médio da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e técnicos da Seduc.
Capacitação e expansão do Geekie Games
Após o lançamento oficial do projeto, a Seduc realizará na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), no auditório do Liceu Maranhense, a capacitação de professores mobilizadores, representantes das 19 Unidades Regionais de Educação e técnicos da secretaria para o uso do sistema Geekie Games.
Segundo Vera Pires as são ações direcionadas para a melhoria de todos os aspectos qualitativos do processo de ensino e aprendizagem. “Atualmente, a grande expansão da oferta do ensino médio demanda ações direcionadas para a melhoria de todos os aspectos qualitativos do processo de ensino e aprendizagem”, avaliou.
O Geekie Games é plataforma adaptativa de estudo, aberta, online e gratuita, criada para que estudantes do ensino médio da rede pública desenvolvam aprendizagens contempladas na Matriz de Referência do Enem.
A plataforma também emprega em seus resultados a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Enem para avaliação de desempenho, a partir da Matriz de Referência do exame que permite que seu resultado seja comparado ao mesmo.
Já a professores e aos gestores, a plataforma possibilita avaliar o desempenho da escola, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa das atividades realizadas no sistema pelos alunos. Os docentes poderão postar aulas, questões de provas com conteúdo próprio em texto, imagem e vídeos, agendar, distribuir conteúdos e compartilhar todas essas informações em sua rede de ensino.
“Além de beneficiar diretamente os estudantes, a implantação e implementação do projeto vai possibilitar que todos os professores e gestores da rede pública possam ajudar ainda mais seus alunos na preparação para o Enem em 2014”, explicou Vera Lucia Gonçalves Pires, supervisora de avaliação educacional da Seduc.
Durante o evento, os responsáveis pelo desenvolvimento dessa plataforma virtual apresentarão a metodologia utilizada no Projeto Geekie Games a representantes de 98 escolas de Ensino Médio da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e técnicos da Seduc.
Capacitação e expansão do Geekie Games
Após o lançamento oficial do projeto, a Seduc realizará na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), no auditório do Liceu Maranhense, a capacitação de professores mobilizadores, representantes das 19 Unidades Regionais de Educação e técnicos da secretaria para o uso do sistema Geekie Games.
Segundo Vera Pires as são ações direcionadas para a melhoria de todos os aspectos qualitativos do processo de ensino e aprendizagem. “Atualmente, a grande expansão da oferta do ensino médio demanda ações direcionadas para a melhoria de todos os aspectos qualitativos do processo de ensino e aprendizagem”, avaliou.
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