sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Comunidade Escolar do CETAR elege primeiro gestor democraticamente

Após a definição por parte do governo do estado do Maranhão em implantar o processo democrático para a escolha dos gestores escolares da rede estadual, ontem (10) ocorreu em todas as escolas onde havia candidatos aos cargos de gestor geral e gestor auxiliar a votação por parte dos segmentos de pais, professores e demais servidores e alunos.
O processo de escolha dos novos gestores ocorreu em três etapas:

Primeira etapa: O candidato enviou para a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) uma carta de intenção e um plano de trabalho de gestão. Nessa etapa ainda foi analisada as questões da Lei da Ficha Limpa e de pendências judicias ou criminais.

Segunda etapa: O candidato participou de uma formação (estudo) sobre o papel do gestor. No último dia da formação foi realizada a aplicação de uma prova, onde o candidato deveria acertar no mínimo 75% das questões.

Terceira etapa: Eleição direta e democrática nas escolas com a participação de pais, alunos, professores e demais servidores, respeitando a proporcionalidade de cada segmento.

Nesta quinta-feira (10), a comunidade escolar Teresinha Alves Rocha elegeu com 86,53% a Chapa 1 (única) - que tinha candidato o professor de Geografia Cícero José Ferraz Martins.

Resultados da votação

Segmento de Alunos: 702 eleitores -  585 votos válidos - 22 votos nulos - 95 abstenções.

Segmento de Pais: 236 eleitores - 201 votos válidos - 35 abstenções.

Segmentos Professores e Servidores: 42 eleitores - 39 votos válidos - 01 voto nulo - 02 abstenções.

Total de votos válidos: 825
Votos nulos: 23
Abstenções: 132

Quorum: 86,53%

Os eleitos serão empossados em janeiro, com a assinatura do contrato de trabalho.

Clique na imagem para ampliar

RESULTADOS NA URE DE ZÉ DOCA


CANDIDATOS ELEITOS

Cândido Mendes:  Wilame Sérgio Matos Tavares eleito Gestor Geral
                                   Flavio Nogueira do Nascimento eleito Gestor auxiliar

LUIS DOMINGUES: Elcileia Sousa Duarte- eleita Gestora Geral

MARANHÃOZINHO: Israel Vieira Lima- eleito Gestor Adjunto

NOVA OLINDA: Cícero José Ferraz Martins - eleito Gestor geral

ZÉ DOCA:
Escola Nelson Serejo de Carvalho-CEMA
Eleitos: Edna Freitas Santos- eleita Gestora geral
Luis Antonio Abreu da Silva- eleito Gestor Auxiliar
Evanilde Silva Mascarenhas – eleita Gestora auxiliar

ESCOLA U.E PRINCESA ISABEL- Marlone Raposo Jansen – eleita Gestora geral

CANDIDATOS NÃO ELEITOS

CARUTAPERA: Caroline de Cássia C. de Freitas- Não eleita por falta de quórum
GOVERNADOR NEWTON BELLO: Rubenita Meireles Martins- Não eleita por falta de quórum

SANTA LUZIA DO PARUÁ –Milton Alves Pereira Neto não eleito por falta de quórum


Fonte: www.urezedoca.com 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Primeira eleição para gestor escolar no Maranhão acontecerá na próxima quinta-feira (10)

O seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual no Maranhão acontece na próxima quinta-feira (10), das 8h às 17h (em escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino) e das 8h às 20h (unidades de ensino que funcionam nos três turnos), envolvendo cerca de 400 mil pessoas entre pais, profissionais da escola e estudantes.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, envolvendo a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) na consulta. “Com as eleições nas escolas, o Governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor”, enfatizou o governador Flávio Dino.
Regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo seletivo para a função de gestor escolar ocorreu durante todo o ano de forma organizada e tranquila nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou a mobilização das UREs. “O processo transcorreu com uma ampla discussão nas escolas e regionais. Cada etapa do processo foi satisfatória, com intervenções e colaborações daqueles que trabalharão para a construção de uma escola verdadeiramente democrática”, assegurou.
A preparação para o dia de eleição contou com curso de capacitação para os gestores das escolas, eleições simuladas e reunião com estudantes. Em agosto, foi feita uma videoconferência direcionada aos gestores das 19 UREs, com o intuito de tirar eventuais dúvidas sobre o processo. Na ocasião da videoconferência, a coordenadora de Macropolítica da Educação, Ana Champoudry, explicou que “estamos iniciando uma nova etapa, que é o processo formativo. É importante o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, pois estamos construindo uma nova configuração de escola com gestão democrática e participativa”, pontuou.
De acordo com a coordenadora do Processo Seletivo de Gestores, Francisca Lima Oliveira, ficou a cargo de cada uma das UREs a metodologia escolhida para estudo e replicação do material. “O material entregue serviu de suporte com orientações, textos e DVDs, e cada URE fez a opção de como trabalhar o material”, disse.
 
Preparação nas UREs

Na URE Caxias, a gestora Lacy Assunção pontuou que a eleição para gestor é um marco na história da Educação do Maranhão. “Tivemos todas as etapas transcorridas em clima de muita tranquilidade. Todos se empenharam e tiveram a oportunidade de escolher”, pontuou.
Em Imperatriz, o processo da eleição seguiu rigorosamente as etapas estipuladas pelo edital do seletivo. De acordo com a gestora regional, Rosyjane Farias Pinto, “procuramos trabalhar com transparência e compromisso diante de tão importante acontecimento para a história da educação maranhense”, explicou.
Sobre os preparativos para a eleição, ela pontuou: “vários trabalhos de conscientização foram realizados nas escolas, a fim de que houvesse uma consciência política para o processo. Nossas expectativas são as melhores, pois acreditamos que há um desejo da comunidade escolar em fazer parte dessa escolha de gestores, através de um processo literalmente democrático”, concluiu.

Fonte: www.educacao.ma.gov.br

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prorrogado para 30 de novembro prazo para renovação de contratos do Fies

O Ministério da Educação prorrogou para o dia 30 de novembro o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1° e 2° semestres de 2015. A medida consta de portaria publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. Com o Fies, os estudantes financiam cursos superiores em instituições privadas.
A portaria prorroga para a mesma data o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referentes ao 1º e 2º semestres de 2015.
Também fica liberado até 30 de novembro o aditamento de suspensão temporária e encerramento antecipado do prazo de utilização do financiamento, referente ao 2º semestre de 2013, 1º e 2º semestres de 2014 e ao 1º semestre de 2015.
A renovação do financiamento e demais operações devem ser feitas por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível nos sites www.mec.gov.br e www.fnde.gov.br

Agência Brasil

Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro.
Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.
Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira(28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016.
A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. 

Agência Brasil


Servidores Públicos do CETAR comemoram feriado com almoço nesta sexta-feira

O Dia do Funcionário Público foi comemorado pelos servidores ativos, inativos e membros do Colegiado Escolar do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR) nesta sexta-feira (30) na cidade de Nova Olinda do Maranhão.
Os servidores organizaram um almoço para comemorar a data. Foram convidados todos os professores ativos e inativos e membros do Colegiado Escolar. Muita comida, boa conversa e música ao vivo marcou o encontro de todos aqueles que fizeram e fazem a comunidade escolar Teresinha Alves Rocha.
A Gestora Maria Vanda Costa do Nascimento, que já está em processo de aposentadoria, agradeceu em seu discurso a todos que contribuíram para o fortalecimento do CETAR ao longo dos anos e lembrou de vários servidores que já estão inativos e do papel relevante da escola para a sociedade de Nova Olinda do Maranhão, fez referência aos novos professores e que foram alunos da instituição.
A comemoração ocorreu no auditório do CETAR e a música ao vivo foi comandada pelo músico e professor da casa Edilson Andrade.

Fotos do evento
Fotos: Ilton Barata

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GOVERNO FAZ HOMENAGEM AOS SERVIDORES DO ESTADO

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), realizará ações para homenagear os Servidores Públicos do Estado, na semana em que é comemorado o Dia do Servidor Público.
Na ocasião, haverá uma solenidade aos servidores que há 25, 40 e 50 anos trabalham no Estado, e aos que foram aposentados compulsoriamente, em 2015, como forma de reconhecimento aos anos dedicados ao funcionalismo público estadual.
Outra novidade será a reinauguração do ginásio do Centro Social dos Servidores Públicos do Estado. Será reaberto após passar por uma reforma completa. Será chamado de Ginásio Abmael Reis Muniz Filho, em homenagem póstuma ao atleta e árbitro de handebol, que foi servidor do Estado e atuou na Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) como auxiliar técnico desportivo, entre outubro de 1981 e dezembro de 1995.
Fechando a programação, na véspera do feriado (29), será realizado um show, na Casa das Dunas, a partir das 18h. O evento será fechado para os servidores do Estado, que terão direito a um acompanhante. Os ingressos podem ser obtidos no Hall de entrada do Edifício Clodomir Milet, Palácio Henrique de La Rocque, na sede da Secretaria de Estado de Fazenda e nos setores de RH dos órgãos do Governo, mediante a troca de 1kg de alimento não perecível.

Programação

26 (segunda-feira) – Palestra “Qualidade de Vida”
Local: Auditório da Sedihpop, às 16h
28/10 – Reinauguração do Ginásio do Centro Social dos Servidores Públicos do Estado
              Solenidade “Mais Reconhecimento para o Servidor Público Estadual”
Local: Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, às 16h
29/10 – Show em Comemoração ao Dia do Servidor
Local: Casa das Dunas, a partir das 18h (Atrações: Banda Máquina do Tempo, Grupo Feijoada Completa e DJ Andrey Ribeiro) – haverá sorteios para os servidores do Estado.

Enem 2015: gabarito oficial

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)


G1 Maranhão

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Alunos do 3º Ano realizam II Simulado da Prova Brasil

(Alunos do 3º ano A - matutino)

Nesta sexta-feira (16), os alunos do 3º Ano do Ensino Médio realizaram a segunda etapa do simulado da Prova Brasil.
Alunos dos turnos matutino e vespertino responderam 20 questões divididas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. 
Na próxima semana serão divulgados os resultados.
O simulado já serve também para o ENEM 2015 que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro na cidade de Santa Luzia do Paruá.
(Alunos do 3º ano B - vespertino)

Professores do CETAR comemoram feriado com almoço

Nesta quinta-feira (15), os professores e gestores do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR) comemoraram o dia dedicado aos mestres com um almoço realizado no restaurante de dona Teté localizado no bairro Sales.
O encontro foi marcado por muita alegria e um bom bate-papo e muita carne assada e um bolo comemorativo. A gestora geral Maria Vanda Costa do Nascimento agradeceu aos professores pela presença e outros professores falaram da importância da missão que é educar os jovens e adolescentes.
O próximo encontro dos professores será no dia 28 ou 30 de outubro, quando ocorrerá a comemoração do dia do funcionário público.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas para a fazer uma boa do ENEM 2015

Para evitar imprevistos e ter um melhor rendimento no exame, o coordenador do curso Poliedro, Rodrigo Fulgêncio, preparou 6 dicas simples para o Enem 2015 que devem ser seguidas a risca por quem quer se dar bem nas provas.

1) Boa alimentação antes da prova do Enem
Alimentar-se corretamente, antes e durante a prova, é essencial para o candidato se manter desperto e focado na resolução das questões. O coordenador do Poliedro recomenda aos alunos que evitem a ingestão de doces, como barras de chocolate e balas durante o período das provas, pois “eles têm alto índice glicêmico e liberam rapidamente o açúcar no sangue”.
Segundo ele, as melhores opções são alimentos integrais e que sejam ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais, pois ajudam a saciar a fome e dão energia.
2) Preencha o cartão-resposta com calma
É preciso que o aluno saiba dimensionar bem o tempo de resolução das questões e de preenchimento do cartão-resposta. “Se, ao faltar meia hora para o término da prova, o aluno já iniciar o preenchimento do cartão-resposta e finalizar em 20 minutos, perdem-se 10 minutos que poderiam ser utilizados para a resolução ou checagem das questões”, explica Fulgêncio.
3) Reserve tempo para a redação
Uma dica dos professores de cursinho é, no dia da prova de redação, ler primeiro o tema e fazer um brainstorming por alguns minutos. Em seguida, o aluno deve começar a resolver as questões e deixar a redação só para o final, pois os enunciados e textos de apoio podem ajudar a construir argumentos mais sólidos para o texto. O ideal é que o candidato reserve pelo menos 1 hora para escrever a redação.
4) Pule as questões mais difíceis
A dica do professor do Poliedro é, no começo da prova, não perder tempo com questões de alta complexidade. Segundo ele, a estratégia mais adequada é pular as difíceis e se dedicar a resolução das mais fáceis.
5) Fique por dentro das atualidades
A leitura de jornais, revistas e portais da internet é a melhor forma de o aluno se preparar para a elaboração da redação do Enem. O texto exigido no exame é uma dissertação-argumentativa, que deve relacionar questões sociais, políticas, culturais e científicas a partir de uma situação-problema.
O candidato que estiver por dentro dos acontecimentos nacionais e mundiais terá um maior embasamento para construir seu texto, produzindo argumentos relevantes e uma proposta de intervenção coerente.
6) Durma bem antes do Enem
Você já passou muitos dias estudando sem parar e agora é hora de reduzir o ritmo. O corpo precisa estar descansado para encarar a maratona de provas e, por isso, é ideal dormir cedo na véspera do Enem.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/13/1132294/6-dicas-enem-2015.html

Feliz dia dos professores

Ser Professor

Ser professor

é professar a fé


e a certeza de que tudo 


terá valido a pena 


se o aluno sentir-se feliz


pelo que aprendeu com você


e pelo que ele lhe ensinou...


Ser professor é consumir horas e horas


pensando em cada detalhe daquela aula que, 


mesmo ocorrendo todos os dias, 


a cada dia é única e original... 

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, 


diante da reação da turma

transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de

ensinar e aprender... 

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de


quem cultiva uma planta muito rara que necessita de 

atenção, amor e cuidado. 

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair


do espetáculo". 

Ser professor é apontar caminhos,


mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...


Feliz dia dos professores.

Homenagem a todos os professores do CETAR e de 

Nova Olinda do Maranhão.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Em breve inscrições para os cursos técnicos do IFMA

Aguarde o período de inscrições dos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para o campus de Zé Doca serão ofertadas 120 vagas.
Visite o site www.ifma.edu.br

Últimos dias para inscrição no PAES


Encerram nesta sexta-feira (21) as inscrições para o vestibular da UEMA (PAES 2016).,O período de inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2016) foi iniciado no dia 20 de julho. Os interessados deverão se inscrever através do site: www.vestibular.uema.br, até o dia 21 de Agosto. O valor da inscrição é de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
Neste ano, o vestibular da UEMA passou por modificações quanto ao formato das provas e modo de aplicação. Ao invés de terem duas etapas com diferença de um mês de uma para outra, o PAES será realizado em dois dias consecutivos. Serão ofertadas 3.829 vagas distribuídas em 21 Campi da Instituição em todo o Estado.
Os candidatos aos Cursos de Formação de Oficiais (Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Militar) deverão comparecer nos locais indicados no edital para entregar o requerimento de inscrição, no período de 20 de julho a 14 de agosto, com as devidas cópias de documentos autenticadas em cartório. Para esses dois cursos, não serão aceitas inscrições por procuração.
Candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa do vestibular precisam fazer a inscrição normalmente
As provas serão realizadas nos dias 08 (domingo) e 09 de Novembro (segunda-feira), no horário das 13h às 18h, nos campi da UEMA em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.
No primeiro dia, as provas terão 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas analítico-discursivas de dois componentes curriculares específicos por curso, com 12 questões, sendo 6 para cada componente, além da produção textual.
O resultado do vestibular da UEMA será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2016.
INSCRIÇÕES AQUI

terça-feira, 5 de maio de 2015

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Inscrições para eleição de gestores escolares da rede estadual iniciaram nesta quarta (15)

Tiveram início nesta quarta-feira (15) e prossegue até dia 30 deste mês, as inscrições para quem deseja participar do processo seletivo democrático para os cargos de gestores/diretores e gestores auxiliares/diretores adjuntos das escolas da rede estadual de ensino. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

O processo de escolha de gestores escolares foi regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, assinado pelo governador Flávio Dino com a finalidade de assegurar o caráter formativo e educativo da gestão democrática, com a participação da comunidade escolar na eleição.

Ao todo, serão 1.189 vagas distribuídas em escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Desse total, 5% das vagas ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, desde que apresentem laudo médico. Não participarão do processo eleitoral, escolas indígenas, quilombolas e as escolas de área de assentamento, conforme parágrafo único do art.60 da Lei 9.860, de 1° de julho de 2013. Além dos colégios militares (em São Luís e interior do estado), CE São José Operário (São Luís), Cintra, CE Patrícia Cunha, e os centros de educação especial.

Podem candidatar-se aos cargos, profissionais da educação que tenham curso de Licenciatura ou Graduação em Pedagogia; sejam efetivos na rede pública estadual; tenham pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estejam em efetivo exercício na escola há pelo menos seis meses, comprovados por meio de declaração do chefe imediato e comprovação de que não estejam em processo de aposentadoria.

Cada profissional poderá concorrer à direção de apenas uma escola. Nas unidades de ensino onde não existir candidato com a formação exigida, poderão se inscrever profissionais da Educação Básica que estejam cursando nível superior e possuam formação de nível médio com magistério. Os candidatos devem formar chapas completas com gestor e gestor auxiliar.

A lista de documentos que deve ser apresentada no ato da inscrição está disponível em (www.educacao.ma.gov.br). No momento da inscrição o candidato deve apresentar a Carta de Intenção e o Plano de Melhoria da Escola (conforme anexos que constam no edital).

A eleição para gestor/diretor escolar envolverá professores, funcionários, alunos e pais, e tem data marcada para o dia 19 de junho.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Estudantes e professores aprovam primeiras eleições para gestores escolares

A educação do Maranhão vive um momento histórico com as primeiras eleições democráticas para gestores das escolas da rede pública estadual. As inscrições para quem deseja participar do processo seletivo democrático para os cargos de gestores/diretores e gestores auxiliares/diretores teve início nesta quarta-feira (15) e prossegue até dia 30 deste mês. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

Sobre este momento, que ocorreu após decreto do governador Flávio Dino que regulamentou o processo, a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Janice Nery, explicou que apesar das eleições democráticas estarem presentes no estatuto do educador, as administrações passadas nunca deram a devida atenção.

“A eleição sempre foi uma importante bandeira de luta do sindicato, só assim podemos avançar na gestão democrática. Esse momento, que reúne todos os personagens da comunidade escolar, é o pontapé inicial para progredirmos no processo de gestão”, assinalou Janice Nery.

Para a vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jaíne Santos, é a primeira vez que os alunos terão a oportunidade de sair do campo do debate e partir para a prática. “Por meio da eleição, os alunos poderão participar de fato das decisões da escola, esse é um grande passo para exercer uma gestão verdadeiramente democrática. É um momento de enorme alegria para nós estudantes, pois, pela primeira vez, vamos participar de uma decisão tão importante”, comemorou.

A discussão sobre eleições de gestores escolares está em pauta desde 2005. Mas só em 2013, a decisão que assegura a eleição direta para diretor de escola, figura no Estatuto do Educador, nos artigos 60 e 61, da Lei 9.860. Deliberação que nunca saiu do papel nas gestões anteriores.

No governo Flávio Dino, o processo de escolha de gestores escolares deve assegurar o caráter formativo e educativo da gestão democrática, com a participação da comunidade escolar na eleição. “Com as eleições nas escolas, o governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor. Além disso, aumentamos o valor das gratificações dos gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense”, enfatizou o governador.

A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou que o processo se baseou no projeto para assegurar a melhoria do aprendizado. “A escola é um espaço de construção de saberes e formação cidadã, por isso não cabe uma escolha de gestores que não seja pelo princípio democrático e participativo. A eleição é um processo que segue critérios que vão desde a inscrição, escolha e acompanhamento de alcance das metas apresentadas pelos gestores no plano de melhorias da escola; a realização de processo formativo dos gestores escolares, instituindo a certificação e acompanhamento da prestação de contas da gestão. Isso irá alterar significativamente a gestão educacional e o espaço escolar e, consequentemente, a qualidade da educação”, explicou.

Inscrições

As inscrições, para quem deseja participar do processo seletivo, iniciaram nesta quarta-feira (15) e prosseguem até dia 30 deste mês e devem ser feitas, exclusivamente, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

Ao todo, serão 1.189 vagas distribuídas em escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Desse total, 5% das vagas ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, desde que apresentem laudo médico. Não participarão do processo eleitoral, escolas indígenas, quilombolas e as escolas de área de assentamento, conforme parágrafo único do art.60 da Lei 9.860, de 1° de julho de 2013. Além dos colégios militares (em São Luís e interior do estado), CE São José Operário (São Luís), Cintra, CE Patrícia Cunha, e os centros de educação especial.

Candidatura

Regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo aceita candidaturas dos profissionais da educação que tenham curso de Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; sejam efetivos na rede pública estadual; tenham pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estejam em efetivo exercício na escola há pelo menos seis meses, comprovados por meio de declaração do chefe imediato e comprovação de que não estejam em processo de aposentadoria.

Cada profissional poderá concorrer à direção de apenas uma escola. Nas unidades de ensino onde não existir candidato com a formação exigida, poderão se inscrever profissionais da Educação Básica que estejam cursando nível superior e possuam formação de nível médio com magistério. Os candidatos devem formar chapas completas com gestor e gestor auxiliar.

A lista de documentos que deve ser apresentada no ato da inscrição está disponível em (www.educacao.ma.gov.br). No momento da inscrição o candidato deve apresentar a Carta de Intenção e o Plano de Melhoria da Escola (conforme anexos que constam no edital).

A eleição para gestor/diretor escolar envolverá professores, funcionários, alunos e pais, e tem data marcada para o dia 19 de junho.

Fonte: www.educacao.ma.gov.vr